Extratos Vegetais – O que são e como usar?

Olá pessoal!

Acho que já declarei aqui como gosto cada dia mais dos óleos vegetais, né? Só que tem um outro produtinho natural que uso bastante mas ainda não comentei aqui: os extratos vegetais ou glicólicos.

Vocês já ouviram falar? Quando comecei a transição e a pesquisar produtos naturais para usar no cabelo, descobri os extratos glicólicos e comecei a pesquisar mais.

Os extratos vegetais, assim como os óleos vegetais, são essências extraídas de folhas, sementes, frutos, flores, raízes e núcleos através de maceração, infusão, etc e utilizam solventes em sua preparação (esses solventes são adequados para a utilização cosmética e alimentícia, como glicerina, água, álcool de cereais e propilenoglicol).

Esses extratos têm sido amplamente utilizados em cosméticos devido a alta concentração de princípios ativos, bem como pela transferência das propriedades para os produtos. Eu gosto muito e utilizo bastante.

O mais legal é que esses extratos podem ser encontrados pela internet em sites de venda de produtos naturais. Os meus costumo comprar em casa que vende essências e produtos naturais para produção de sabonete e cosméticos. Eles são baratinhos e têm boa durabilidade.

Como usar

Os extratos glicólicos não podem ser usados puros diretamente sobre a pele ou cabelo, devem ser diluídos em algum veículo, como cremes, xampus e até mesmo água. O percentual dessa diluição pode ser entre 2% a 10%. o percentual mais utilizado é de 5%. Eu uso entre 2% e 5%.

Eu tenho dois extratos: aloe vera (babosa) e de algas. Eu costumo usar em bastante coisa: misturo no creme de massagem na fase de hidratação, uso o de aloe vera no meu adstringente (minha pele é oleosa, mas sensível, sempre fico com a sensação de repuxamento e com a adição do extrato isso acabou) e após a depilação misturo os dois extratos ao creme pós depilatório. Uso ainda no borrifador com água, óleo e creme nos dias em que não vou lavar meu cabelo.

Viram quantas formas dá para usar? Ainda podemos acrescentar ao xampu e condicionador, hidratantes corporais e faciais. Basta saber a finalidade de cada extrato. Nesse post aqui da Erika Nash tem uma tabela bem legal com a indicação de alguns extratos. Vou preparar uma tabelinha e depois faço um outro post.

Beijos,

Balloons

5 opiniões sobre “Extratos Vegetais – O que são e como usar?

  1. Nossa, adorei!
    Vou tentar fazer a mesma coisa que você faz com Aloe Vera. Meu cabelo se dá muito bem com ele…e minha pele tbm é oleosa! Talvez me ajude tb!
    Obrigada pelas dicas Rachel!!
    Beijos

    • Debora, estou amando os resultados. Pena que fiquei um tempo sem hidratar o cabelo e ele ficou bem esquisito. Agora estou em fase de recuperação.

      Estou em falta com você, mas estou colocando tudo em dia agora. ;)

  2. Pingback: Como recuperei meu cabelo em 2 semanas | Cotidiano

Deixe um comentário

